quinta-feira, maio 12, 2005

Tugas além-mar

O Tuga é um povo singular. Embora representemos apenas 0,0015% da população mundial, conseguimos ter representantes na nossa grandiosa nação em virtualmente todos os países do mundo. Mas será que estes nossos embaixadores passam uma imagem fidedigna e positiva do nosso país? (fidedigna sim, porque eutenho visto coisas nos telejornais que me poem a pensar duas vezes, mas positiva não). Comecemos pelo cinema onde, dos filmes que me lembro temos uma família de agricultores e domésticas em "O Fenómeno", uma família de taberneiros labregos em "Love Actually" e, mais recentemente um empregado de limpeza em "A Intérprete". Profissões honestas e verdade, mas penso que merecíamos algo mais, talvez um polícia, um médico ou até mesmo um psicopata tuga.
Passando para a vida real, temos dois casos recentes que apresentam de forma peremptória a grandiosidade da inteligência do Lusitano viajante.
Temos primeiro o caso do artista Ivo Ferreira (digo artista e não realizador porque com um currículo de filmes como "O Homem da Bicicleta" e "O Que Foi?" ainda não se pode considerar como tal). Este senhor, talvez por já ter alguns neurónios esturricados devido ao fumício, decidiu fumar um charro numa monarquia islâmica, algo que apenas poderia ser superado se fosse contrabandista de alcoól no Irão ou o representante do Klu Klux Klan no Zimbabwe. Eu, pessoalmente, penso que atitudes destas mereçam o castigo que ele enfrentava, mas ele lá foi safo, através de favores diplomáticos, de estar 5 anos numa cela com 6 pessoas (no Brasil chamam a isso solitária mas pronto).
Mas o tuga supera-se e, no dia em que Ivo Ferreira aterrou na Portela, um outro português foi apanhado, desta feita com um pouco mais de droga, no Chipre. Eu não sou consumidor destes produtos e, muito menos traficante mas, na minha opinião amadora, parece-me que atravessar a baixa de Nicósia com 4 Kilos de droga debaixo do braço não é muito inteligente. O Estado português teve. neste caso o bom senso de não apelar à clemência, ou que indignou a família do jovem José Costa Pereira que pensa que o rapaz andar com uma quantidade de estupefacientes suficiente para pôr toda a capital cipriota com uma pedrada, é algo que deve ser perdoado e desculpado.
Eu não tenho problema com as drogas, já que não as consumo e me afasto de zonas em que tal acontece agora meus amigos... É ilegal e, nalguns países, mais grave do que violar uma criança por isso tenham bom senso e pensem no que fazem porque algum há de pagar as consequências...

terça-feira, maio 10, 2005

Ausência prolongada...

É verdade... há muito tempo que ninguém escreve neste blog.
Não, não ganhámos o euromilhões nem assinámos nenhum contrato editorial, nem nos matámos uns aos outros devidos as visões de cada um. Houve simplesmente uma quebra colectiva e simultânea na vontade dos colaboradores deste espaço em postar.
No entanto, ao ver as visitas, reparei que continua a haver gente que visita o blog independentemente da paragem de 4 meses (e não me refiro áqueles que cá vêem parar com pesquisas de "como ganhar o euromilhões" e "como elaborar uma cerimónia de casamento" no google). Isto faz-me pensar que há mesmo gente interessada no que aqui se escreve e, assim, aproveito esta ocasião para relançar o blog e avisar que me encontro a reunir temas que valham a pena (ou não) referir, da forma a que este sítio já vos habituou.
Caso tenham sugestões de tópicos para posts ou músicas, mandem-me um mail ou deixem aqui um comentário.