terça-feira, setembro 21, 2004

Humor na TV... só pagando

Quando hoje passeava pela internet,observei alguns destaques da nova grelha dos vários canais e, como sempre, veio-me uma ideia clara à cabeça: Porque é que os 4 canais da antena não têm um único programa de humor decente?!?
Tirando alguns minutos diários na RTP2, quem não pagar aos senhores do cabo apenas pode retirar alguns momentos de alegria através dos papalvos que decidem ir dizer que a mãe diz que eles cantam bem, para o Ídolos. Podem também rir-se com o (raro) humor de jeito que passa no Levanta-te e ri.
Temos séries como Seinfeld, Doido por Ti, Couplings, King of Queens, Cheers, Uma Família às Direitas, Murphy Brown, só para referir alguns dos destaques dos canais portugueses (nunca esquecer a mítica britcom na BBC). Com séries destas a passar nos canais da TV Cabo, porque é que será que as pessoas que, vivendo na província ou, em especial, quando eu vou à província, são obrigados a pensar que bom é ver os batanetes (que só o nome me deixa a pensar se não serei retardado por estar a ver aquilo), o prédio do Vasco (série que, para mim, inclui um dos sketches mais racistas do momento, para além de um actor semelhante a uma beterrada que é porteiro num prédio em que todos os habitantes contam piadas secas). O Herman decai a cada dia, parecendo, a cada semana que passa, um clone do Roberto Leal, para além de ter optado por abdicar daquilo em que era bom, criar personagens e inventar sketches (aí sim, tinha qualidade). Agora decide fazer o programa assim: Aparece no palco, conta três piadas de mau gosto, manda entrar o stripper masculino com um envelope qualquer, manda a banda tocar e começa a cantar em alemão, os patetas da corte dele começam também a cantar, incluindo Vitor de Sousa que decidiu abraçar definitivamente a sua faceta transformista. Depois começa a entrevistar, sem nunca deixar o convidado falar, apresenta uma banda estrangeira e começa a tentar engatar O vocalista, finge que entrevista outra vez, acaba o programa.
Porque é que, em vez de humor decadente e facilistista, em vez de baterias de novelas de 8 horas seguidas, de telejornais sensacionalistas e de pseudo-famosos a tentar ordenhar uma vaca, porque é que em vez disto tudo as televisões não põem a mão na consciência e a tiram da carteira e começam a passar alguma coisa com um mínimo de qualidade?
Não é complicado...já têem os programas comprados, só falta mesmo pô-los no ar.
Desculpem se o tom é mais desesperado que humorístico mas há coisas que me deixam algo estupefacto.

1 Comments:

At 12/01/2007 6:13 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Gostei muito desta sua crónica. Tem alguns erros ortográficos, mas a qualidade do conteúdo é muito bom.

Parabens

 

Enviar um comentário

<< Home