terça-feira, setembro 07, 2004

Filas...

Quando hoje me desloquei à universidade que frequento para mais uma maratona de inscrições e escolha de turmas e horários, veio-me à lembrança um fenómeno que presenceei durante as míticas inscrições no ensino superior há uns anos.
Era um típico dia de Agosto (ou Julho) e às 9 da matina já deviam estar uns amenos 25ºC, temperatura que, com o Sol a subir aumentou exponencialmente. À entrada da escola onde toda a Lisboa se ia inscrever, tinhamos alguns porteiros a entregar papelitos escritos à mão com os números de entrada, que seria a ordem pela qual as pessoas seriam atendidas. Vendo que as inscrições ainda não tinham aberto, mas o meu número era já o 357, decidi pegar nuns amigos e ir tomar o pequeno almoço longe da multidão.
Quando regressei deparei-me com um cenário que, sinceramente não compreendo: A pessoas todas haviam formado uma fila que, aos S's, atravessava todo o pátio que, sendo alcatroado, tinha a temperatura ideal para assar sardinhas. Centenas de pessoas em fila, com o tal papelito amarelo na mão, sem se mexerem, e a suar em bica. Olhei para alguns papéis e vi números como 853 e 1010 e pensei para comigo : "que anormais...". Obviamente eu e os meus comparsas abancámos à sombra da árvore mais próxima e lá esperámos, protegidos do sol, da nossa vez.
Quando vi que o número se aproximava, fui em direcção à porta e entrei, sem não antes ter sido alvo de olhares quase psicopatas e fulminantes.
Agora expliquem-me isto: Porque é que, embora a entrada seja determinada pelos números, o tuga quer sempre formar uma fila? Isto vê-se nas secções de charcuteria dos supermercados, nas repartições públicas e um pouco por todo lado.
Será que o tuga tem algum cromossoma que o predisponha a ser mártir ou será que a tradição católica tenta que todos sejamos uns "Cristos na cruz"? Será pela gabarolice? "Hoje cheguei lá ao balcão, ainda faltavam 120 pessoas à minha frente e tive 3 horas de pé na fila, sem comer nem ir à casa de banho"
Eu honestamente gostava de perceber a razão deste comportamento de massas, mas até esta surgir, não me retraio de me divertir à conta destas atitudes