segunda-feira, julho 19, 2004

O Circo

É nesta altura do ano que em muitas localidades do país surgem essas tendas gigantes com ar velho e sujo. O circo está na cidade como julgo ser título de um livro da Anita. Pois bem eu sinceramente não gosto de circo. Aquele ambiente cigano, de campismo permanente no qual lá fazem uns espectáculos de malabarismo pelo meio não me convence minimamente. Além do mais é só fazer um pequeno esforço e vem-nos à ideia as imagens dos animaizinhos supostamente destemidos Tigres da Sibéria, vigorosos leões Quenianos e destruitivos elefantes Indianos .. quando no fundo são um par de gatos e um hipopotamo com tromba que não metem medo a ninguém de tal mal nutridos que estão. Mas o que sempre me fascinou no circo (se é que alguma coisa me fascina) é a versatilidade dos artista (???). Quem é que nunca reparou, que aquele sujeito de farta bigodaça que apresenta o espectáculo inicia dizendo "E agora senhoras e senhores, meninos e meninas em Portugal directamente da Ucrânia Boris o destemido" ... e lá entra Boris um sujeito como tantos outros que faz os seus malabarismos e sai. De seguida é apresentado Chavez o bravo domador de leões Colombiano .. e é aqui que o enredo se complica visto invariavelmente Chavez ser o mesmo sujeito que era Boris e com um pouco de sorte se forem a um daqueles circos verdadeiramente merceeiros também será Nicolai o encantador de serpentes Romeno e Yuri o cuspidor de fogo Lituano.
Um pormenor também de todo curioso é a das nacionalidades atribuidas ás personagens, se repararem são sempre nacionalidades "ciganas" e duvidosas ... apesar de todos sabermos que eles são portugueses fazem questão de os apresentar como Romenos, Espanhois, Bolivianos, Checo-Turcos etc ...
O triste espectáculo termina com a entrada dos palhaços, que em 99% dos casos entram em cena depois de terem emborcado com uma garrafa de Whisky e fumado 4 maços de seguida revelando o seu ar de profundo ex-toxicodependente e alcoolico convicto. Parece que estou a ver jovem Malaquias de 3 anos de idade a virar-se e ingenuamente a perguntar "Papá o que é que tu fazes?" e o seu pai a responder "Sou PALHAÇO no circo Chen" ... são estes pequenos momentos que me fazem pensar e verificar que há por aí gente em muito mau estado.