domingo, junho 27, 2004

Trabalho especializado...

Com o advento do Euro 2004, comecei a reparar mais nas emissões de 5 horas em directo antes dos jogos em que, não dando tempo para os telefilmes canadianos e telenovelas tugas habituais, passam toda a tarde a "encher chouriços", conceito introduzido no nosso país com as novelas da Globo, também presentes nos míticos jogos de futebol de Tsubaza.
Nestas verdadeiras maratonas de informação e entretenimento inútil, surge-me aquela que é, sem dúvida, a profissão que requer menos para ser praticada: o comentador de futebol. Não me refiro ao comentador que ralata e manda palpites durante o jogo, nem tão pouco daqueles transeuntes que são entrevistados no meio da rua sobre futebol, o que me permite tentar adivinhar e ter uma melhor probabilidade de acertar no resultado final, já que conto com a opinião pessoal de jardineiros de Óbidos, peixeiras de Matosinhos, carpinteiros da Covilhã, ou mesmo de crianças que decidem acampar à porta do estádio à espera que apareça um jornalista que possam cercar e pressionar para uma entrevista, ou melhor, pergunta sobre o resultado, a que a resposta se assemelha, caso estejamos à porta do Estádio do Dragão a: "Portugal vai ganhar 5 a 0, com tres golos do Deco e um do Figo e um do Maniche e um do Pauleta."
Estou a falar, sim, daqueles indivíduos engravatados, habitualmente referidos como jornalistas, que se sentam atrás do balcão a dar opiniões que, muitas das vezes se parecem com as da minha avó, dando cerca de 30 variações do esquema táctico da equipa anulando, assim, as hipóteses de erro. mAs os melhores comentários surgem no final do jogo, já que estes descobrem, literalmente, a pólvora. Para além de conseguirem dizer, com uma precisão clínica, quem marcou golos, levou cartões e sofreu faltas, brindam este relato com afirmações como: "Tal como eu tinha previsto", ou "eu já tinha dado a solução para vencer o jogo: correr mais, atacar bem e defender ainda melhor". Eu gosto de ver estes senhores e pensar que, se a universidade não resultar para mim, posso fazer disto. (Se até a SIC já lá tem 5 sopeiras no programa da manhã a dizer o que acham dos jogos do Euro, donde resultaram previsões brilhantes como "duvido que a Rep. Checa passe a fase de grupos" ou "A Itália está praticamente garantida na final".
Sabe bem ser informado por pessoas que, no máximo sabem tanto como eu...