segunda-feira, maio 10, 2004

Pormenores a mais !!!

Estava eu sentado num café (vulgo "tasco") quando uma comparsa de folia começou a contar uma história no minimo desinteressante que eu ao máximo tentei evitar ouvir. Contudo algo não me passou despercebido. Resumidamente a história era a cerca de um roubo que lhe tinha sido feito no autocarro sem ela perceber, isto tudo para explicar o porquê de ter um telemovel novo, mas a certa altura referiu um pormenor "interessante" .... "ah eu estava no autocarro e quando olhei para a mala .. reparei que me tinham roubado o telemovel, as pílulas e a carteira". Porquê a referência ás pílulas ?? totalmente escusado pareceu-me, embora admita que me despertou a atenção. Este tipo de detalhes fez-me lembrar o típico diálogo do dia-a-dia Jeremias - "Que vais fazer" Marlene - "Vou fazer chichi" .... porque não um simples "vou á casa de banho", a especificação tornou todo um momento profundamente desagrável e constrangedor. Também existe a vertente rídicula da questão normalmente presente em notícias televisivas "Boa noite senhores telespectadores .. em primeira mão podemos dizer que a viagem de Carlos Cruz da prisão até casa em Cascais demorou 24 minutos" ... será que é realmente do interesse do ouvinte saber que a rapariga além do telemóvel ficou privada das suas pílulas e por conseguinte duma bela noite de sexo ?... ou será do interesse do Jeremias imaginar a simpática Marlene a aliviar a bexiga ? ou mesmo do interesse do telespectador saber a duração da viagem pela A5 desse apresentador do 1,2,3 ?? Simplifiquemos os diálogos para o bem de todos.