segunda-feira, maio 17, 2004

MacGyver

Se houve série que sempre me intrigou foi o MacGyver. Desde a minha infância até à minha avançada juventude sempre achei deliciosos os pormenores presentes nesta série de aventura. Uma questão que para mim sempre foi de maior importância é a do porquê de em todos os episódios a personagem ser presa em autênticos armazéns pejados de equipamento potencialmente bélico.
Atentemos a este facto com a maior atenção possível. MacGyver em praticamente todos os episódios era preso, e sempre em: labotatórios químicos, garagens, cozinhas etc ....
Ora todos estes locais estavam sempre repletos de: facas, ácidos váriaveis, materiais inflamáveis, motores, munições etc ... Porque não prender o herói num talvez banal quarto com quatro paredes ??
Compreendo que seria dificil ao heroi fazer um reactor nuclear com o betume da parede, não podendo recorrer ao materiais sempre ao seu dispor, mas o homem conseguiu fazer foguetes com canas de açucar e odores de um pântano logo não deveria ser problema.
Mas o seu exemplo não ficou apenas pelas invenções preparadas na altura, MacGyver sempre nos presenteou com frases de elevado moral, nas quais sempre mencionava o seu avô - "When I was a kid, my grandfather used to say to me that a fella's life wasn't worth mentioning if he hadn't shared it with some folks along the way."
Em suma, apesar dos exageros evidentemente presentes, Richard Dean Anderson protagonizou uma das mais memoraveis personagens de sempre enchendo por completo o ideal de muitos jovens e contribuindo de forma nunca antes vista para o aumento da venda de canivetes suiços. Um bem haja