terça-feira, maio 11, 2004

Jornalismo sério

Quando hoje, de manhãzinha, bebia a minha bica com cheirinho, peguei, como é habitual, no Correio da Manhã e, como habitual, descobri aquela notícia que me faz entender a verdadeira dimensão dete jornal.
A notícia pode ser vista aqui. A história principal, embora interessante, não se destaca da norma, com um simples homicídio de um homem por parte do amante da mulher e posterior armazenamento do corpo numa arca frigorífica durante dois anos. Nem o afacto da mulher alegar ter sido obrigada a ter relações sexuais com o amante e ser ameaçada caso contasse do homicídio e, neste momento estar a viver com outro homem, do qual já tem um filho, nem a particularidade desta situação se passar entre Jolda e Rio Cabrão, me deixam espantado. Para isso, temos que ir até ao fundo da página numa subcapítulo intitulado "Sexo morte e piaçabas". Dentro desta pequena compilação de fábulas para adormecer crianças, bem ao estilo dos irmãos Grimm, temos o conto de um sexagenário encontrado morto, ostentando "piaçabas enfiados nas fossas nasais". Eu gostaria agora de lançar uma dúvida: Penso que todos vocês já viram aquelas pequenas escovas ao lado das sanitas, destinadas a eliminar o rasto de certas substâncias que, às vezes parecem impermeáveis. Isso é o chamado piaçaba e, contrariamente ao que alguns de vocês pensam, se usa sobre a cerâmica, não sobre o dito cujo. Agora que esclareçemos isto, vejamos a dimensão de um piaçabas, neste caso piaçabas, e pensemos no tamanho que terão de ter as narinas dete senhor para, cada uma delas levar, pelo menos, um destes instrumentos. Depois de vermos isto, pensemos se este indivíduo não estará melhor assim, em vez de ter um par de donuts por cima da boca, o que se deveria tornar incómodo em viagens de mota, devido ao facto de os insectos para lá serem sugados, qual turbina de avião.
O Jornalismo de qualidade está entre nós. Temos de o encontrar e divulgar, o que podem fazer nos comments, atravé de links ou citações ou, em caso de artigos extensos, para o e-mail.