quarta-feira, maio 05, 2004

Filosofia de rodapé

Quando, em 1992, Neil Papworth enviou o primeiro SMS da história (aprendam que eu não duro para sempre) abriu, inconscientemente uma caixa de pandora. Cedo estas fatídicas mensagens se alastraram, qual peste bubónica, pelas ondas telefónicas, sendo um curto espaço de tempo até alguém ter tido a brilhante ideia de os adaptar à televisão. Legiões de indivíduos podiam agora espalhar as suas ideias para milhões de outras pessoas, abandonando a mítica poesia latrinária (saudosos "Lá fora és um herói mas cá dentro borras-te todo" ou "Salazar sempre" ou até "Para um belo br*ch* liga ..."), passando-a para os ecrãs.
O apogeu deste movimento chegou com os canais musicais, ainda hoje constatáveis no Pato da MTV que é povoado por mensagens sempre começadas por "Amut Patux" ou "Es mm bueda fix Patux malukux", com os já tradicionais pedidos de músicas de Linkin Park, Evanescence ou Black Eyed Peas que, apenas com canais exclusivamente dedicados a estes poderiam passar mais...
Mas, para não variar, temos os poetas, aqueles que insistem em formular filosofias profundas, exprimindo-as em cerca de 160 caracteres, donde resulta uma inteira subcultura de pensadores, de seus nomes Márcio, Ruben ou Valter, que insistem em divulgar os seus pensamentos, nem que para isso paguem os belos 60 cêntimos por mensagem.
O Lestat, de Famalicão decidiu partilhar com todos aqueles que vêem o Sol Música que "a imortalidade e 1 boa ideia se nao pensarmos que vamos morrer sozinhos" o que eu acho bastante oportuno já que sendo imortais decerto morreremos. Já a Kuzuda, da Amora diz "Marco, perdoam pq eu n sei viver sem ti.amut tt. e ja agr passem o ultimo da brit" o que, analisando o fim da mensagem mostra o total desalento desta menina (espero eu).
Temos também aqueles que não gostando da música, não mudam de canal, despejando a sua fúria na imagem de um pato que não é mais que um servidor de mensagens, nos quais quero destacar a Morgana, de Albufeira que diz "Pato ex 1 MERDA!!! É mesmo estas músicas que kers ouvir??", o que tem a sua razão de ser, já que este pato pode estar na mira dos lobbys dos videoclips.
A sério...Não vale a pena gastarem o vosso dinheiro nisto...Façam como os outros que, querendo esbanjar o saldo do telemóvel, jogam naquele fabuloso jogo com camelos ou até no barco que larga bidons no SMS TV.
Voltem às portas dos WC's porque, enquanto estou em casa, tenho o poder de mudar o canal enquanto que, se necessitar de efectuar urgentes necessidades fisiológicas em locais públicos, gosto de ter alguma coisa para me entreter enquanto lá estou.