terça-feira, maio 04, 2004

Atendedores de telemóveis

Com o advento da chegada do telemóvel às massas, surgiu um novo tipo de tiques e hábitos: o atender do telemóvel. Este gesto pode caracterizar a personalidade de uma pessoa, tal é a diversidade que pode assumir.
O telemóvel toca.... restam 3 opções: atender o telemóvel, ignorá-lo e continuar a conversar, independentemente dos olhares de desprezo e repúdio de outras pessoas; ou ficar a olhar durante meia hora para o display, talvez à espera que o nome que lá está mude para alguém com quem queremos realmente falar.
No caso de se atender o telemóvel, surge um no vo leque de opções. Temos o estilo "Agente Secreto" que se curva e retorce todo, sussura e olha constantemente em redor até se virar para uma parede, na tentativa de evitar a espionagem industrial.
Temos também os "Tenores" aqueles que falam ao telemóvel como se este não existisse, elevando a sua voz de forma a que a outra pessoa a ouça mesmo sem ter o telefone ligado. este modelo tem a variante de "volume à distância", falando o indivíduo tanto mais alto quanto mais distantes estiver o ouvinte.
Existe também o atendedor "Relaxado", aquele que atende da mesma maneira, independentemente da circunstância seja ela uma ida ao mercado ou um enterro. Estes espécimes são facilmente encontrados nas principais salas de cinema do país.
Temos, por fim, o "Peregrino" que, ao atender o telemóvel começa a andar, sem destino, como se quisesse acabar a conversa cara-a-cara. Há pessoas que se levantam mesmo, afastando-se na direcção oposta das pessoas que as acompanham, começando a caminhar em direcção ao Panamá, num estado de hipnose transcendental, acordando apenas com o terminar da chamada, momento em que se apercebem que estão perdidos no meio de uma qualquer ruela escura, o que lhes causa sempre alguns problemas.
Eu sei que vos deixo, normalmente, com uma mensagem ou moral, mas hoje não.