terça-feira, abril 20, 2004

Standard Literário

Depois de uma tarde passada às voltas na fnac do colombo à procura de um livro de fins "educativos" (diga-se de passagem que trata do que são, como se organizam e estruturam crimes financeiros...), actividade da qual saí com graves lesões vertebrais, cheguei a uma conclusão aparentemente simples, mas que não parece muito plausível para as editoras. Tudo isto adveio de uma simples pergunta que me pus enquanto nas escadas rolantes do dito centro comercial:
- Porque será que os títulos e nomes dos autores dos livros, quando apresentados na lombada destes, não estão todos escritos na mesma direcção?!
Tem um indivíduo que andar a dobrar a cabeça para um lado e para o outro feito um qualquer primata perante um objecto desconhecido para saber tal informação! Poderá isto ser uma cabala entre editoras e profissionais de saúde contra o despercebido cidadão?! Efectivamente, como posso comprovar pela dor aguda que povoa todo o meu pescoço, as mazelas resultantes de um tal esforço de leitura só poderão ser resolvidas com o auxílio de profissionais. Como tal, e para evitar que este estratagema ganhe proporções assustadoras, proponho aqui e agora que se crie um standard para a orientação do texto na lombada dos livros! Porque é estúpido entrar numa livraria e estarem meia dúzia de idiotas a abanar a cabeça. Porque para além de mazelas físicas, a perigosidade para a integridade de um indivíduo que uma actividade como procurar um livro apresenta afasta muito boa gente. Quiçá será daí que vem o menor indíce cultural de toda a União Europeia...
Já agora, vale a pena pensar nisto...