terça-feira, abril 20, 2004

Simulacros para o Euro

É sempre com um sorriso nos lábios que vejo os entusiasmantes testes policiais para o futuro Euro 2004.
É uma constante nos telejornais portugueses estas notícias, onde é possível visualizar um elevado número de pessoas voluntárias a ter atitudes "hooliganescas" perante um sempre fantástico desempenho dos polícias destacados para o centro do conflito. A pergunta que deve ser feita é: Será que estes testes têm alguma utilidade para o futuro confronto? Na minha opinião são uma nulidade completa visto ser ridiculo simular as atitudes de adeptos em fúria. O cómico é que nestes simulacros o climax da violência dos "adeptos" é darem uns pulos em frente ás autoridades e gritarem algo como "owohoouuuhhuuhuogohhh". Naturalmente, a polícia perante estas pessoas que ali estão como figurinos, apenas se têm de manter quuietos nos seus lugares. Agora será de todo possível comparar estes saltos e berros a um possível motim levado a cabo por centenas de ingleses/alemães podres de bebedos e em fúria com a derrota da sua equipa? Será que eles vão apenas berrar e saltar ou irão arremessar cadeiras/copos/tudo o que lhes aparecer contra os pussantes agentes da Gnr ?
A minha conclusão é que isto apenas serve para no fim, o comandante da Gnr aparecer e proferir algo como "O simulacro foi positivo, os agentes de autoridade cumpriram o seu trabalho suprimindo todos os focos de incidência criminal, o resultado foram 8 feridos ligeiros e 4 graves" (números ficticios obviamente visto ninguém sair magoado de tal encenação)
Pensem nisto .. pois eventualmente chegarão à conclusão que era mais proveitoso ter agentes nas ruas e na altura do Euro prepararem-se para situações inesperadas pois serão as que vão ter de enfrentar.