domingo, abril 18, 2004

Gritos de alerta

Tive, no outro dia, um período de reflexão nostálgica sobre os meus anos de liceu (aonde é que eles já foram....), e comecei a reviver alguns episódios desta época. Nessa altura apercebi-me de um facto que, mais tarde verifiquei, se repercute por todas as juventudes passadas.
Imaginem um indivíduo que passeia pelo pátio ou recreio da sua escola. Neste momento, uma bola sai disparada do campo de futebol que, ao atingir uma altura de 50 metros, se começa a percipitar a velocidades supersónicas em direcção à cabeça deste indivíduo, chamemos-lhe Tobias.
No entanto, um dos amigos do Tobias apercebe-se da situação, alertando-o para o facto com um alerta muito claro e inequívoco: "CUUIIDDAADDOO!!!!!". Resultado, Tobias entra em pânico, tenta perceber o que se passa e, antes que faça alguma coisa, apanha com a bola na cabeça, tem um traumatismo crâneano e passa a desmaiar cada vez que é chocalhado para o resto da sua vida.
Sentido desta história... tenham gritos de alerta especializados; não digam o mesmo para uma bola a cair, um carro descontrolado a chegar, um tijolo a sair de um terceiro andar ou uma tábua solta numa ponte pedonal.
Encurte-se o "cuidado" e junte-se uma pequena descrição da situação, p.e: "cuidado tijolo" ou "atenção comboio".
Evitemos assim acidentes desnecessários.