A relação nome - origem
Nesta nossa odisseia (consubstanciada na exposição do ridículo enquanto procura por um mundo melhor e mais sensato, qual Vasco da Gama n'Os Lusíadas) deparei-me com mais uma situação digna de menção: o nomes atribuídos às crianças.
Trata-se, indubitavelmente, de um atentado à dignidade e amor-próprio de uma pessoa, tais são as ofensas proferidas quando se pronunciam certos nomes. Naturalmente, uma criança que se chame José Borrego não pode vir a ser um adulto feliz. Tal como o Tancredo Palito (não se equivoquem: Tancredo é, efectivamente, o primeiro nome do bicho).
Por outro lado, os nomes, supostamente associados unicamente à cara das pessoas, surgem, frequentemente, como produto de outras influências paternais. Ou seja, podemos, por vezes, determinar a origem de um indivíduo, apenas pelo nome que possui. Senão vejamos:
- Mílton Heleno é certamente o nome de um qualquer negrão de África, cujos pais não estavam muito certos do seu sexo (sexo, mesmo, não sexualidade). Daí que lhe tenham chamado Mílton, para o caso de ser rapaz e HelenA, caso tal não se verificasse. Quando o menino fez 20 anos e foi fazer o registo alterou o segundo nome para HelenO, ficando assim Mílton Heleno, nome claro de macho viril.
- Gyselle Abu-rayah e Amitt Bougadanga. Nomes Aargelino e Indiano, respectivamente. Se são normais em países muçulmanos, não o são de todo no Ocidente. Logo, se pretendiam vir para um país como Portugal e não ser axincalhados, deveriam ter mudado o nome para algo mais subtil, como Kátia Vanessa e Osmar, nomes cada vez mais "fashion", ao que parece.
- Ludmila Solipapo. NO COMMENTS. Acho que fala por si.
- Bicaela Justina. Idem.
- Zaida Boaventura. A sorte que a miúda teve com os pais....
- Vera Patrícia. "Porque é que eles inventem?"
- Rofrigo Rafael Jorge. WHY?!? WHY?!?
Finalmente, queria só lançar a pergunta: que será que o puto fez de tão condenável para os pais o chamarem António Penedo Guedelha Sardinha? Ou o rapaz é um autêntico camafeu escrotal, ou os pais tinham ido à casa de banho aquando da distribuição de cérebros, tendo igualmente saltado a fila do bom senso, bom gosto, entre várias outras virtudes supostamente adquiridas à nascença.
É triste meus senhores. É triste.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home