sexta-feira, março 05, 2004

McDonald's e o mercado de trabalho

Reparei de relance num pequeno papel na porta que dizia: "Procuram-se empregados jovens para trabalhar em Full-Time e Part-Time. Possibilidades de progressão profissional". Intrigado, recorri às minhas enormes capacidades de investigação e desvendei o mistério da progressão profissional, imperceptível à maioria dos clientes já que, para eles, a partir do balcão apenas se vê uma massa uniforme de calhaus com olhos sem grandes perspectivas de futuro. Enquanto que no entranngeiro este emprego é visto como algo de temporário e necessário para pagar estudos, neste glorioso país centenas de jovens seguem o sonho de serem ídolos do Hamburguer.
Para se poder trabalhar nesta cadeia, é positivo ter o mínimo de escolaridade disponível, sendo o 9º ano considerado um luxo asiático para a maioria dos empregados.
Ao entrar na enorme família que são os empregados no Ronald McDonald, o pupilo é um aprendiz, dominando a a arte de ser Engenheiro Encarregue da Esterilização e Higiene no Recinto ( EEEHR ) ( gajo com a esfregona). Ao dominar esta etapa, o jovem assume o cargo de Técnico de Preparação Alimentar ( TPA ) ( tipo que corta os "legumes" e outros ingredientes). Depois disso avança para a fritadeira, tornando-se um Especialista em Amidos (EA) ( fritador de batatas). Após esta fase existe uma especialização disponível aos formandos em Oleação Animal ( Fritador de nuggets e peixe). É nesta fase que podem então aproximar-se da chapa miraculosa e tocar finalmente o objecto dos seus desejos, tornando-se Controlador de Gado Prensado (CGP) (Fritador de Hambúrgueres), com possível mestrado em Tostagem Uniforme (Virador de Hambúrgueres). Nesta fase têem o primeiro contacto com o ar puro ao se tornarem Técnicos de Distribuição (TD ) (Sujeito que põe o nosso pedido naquela armação de metal). Depois disto passam a Analistas de Sistemas Informáticos e Relações Públicas ( ASI ) (Caixa). No topo da cadeia encontra-se o supra-sumo da babatana, o Coordenador Local para a Aplicação Uniforme das Directivas Internas Oficiais (CLAUDIO) (Claudio, personagem que transporta a mágica chave que permite anular os erros dos energúmenos dos caixas.
É sem dúvida um futuro promissor...