terça-feira, março 23, 2004

Investidores insensatos/Muçulmanos palermas

Na sequência desta série de acontecimentos de relevância internacional como foram os atentados em madrid (m minúsculo porque, afinal de contas, estamos a falar de espanhóis) e o assassinato do representante máximo do Hamas (mais valia os israelitas distribuirem pela população t-shirts brancas com um retumbante "SHOOT HERE" a letras gordas e berrantes... estão mesmo a pedi-las...), e sendo que me dedico a esse fenómeno, esse ícone do dinheiro fácil - a bolsa, queria só deixar aqui a minha opinião quanto às quedas que os principais indíces bolsistas verificaram por causa disso.
Pois bem, comecêmos pelo 11 de Março: estava eu entretido numa aula de uma cadeira que podemos chamar "informática" a ver a evolução das cotações dos títulos do psi-20/Euronext Lisboa, sendo que a maioria das variações estavam no verde, quando, sem mais nem menos, surgem números vermelhos, que se multiplicam e tomam conta das variações que até então antecipavam um bom dia... de seguida vêm as letras, que se repetem em várias cotações "Suspenso"... Naturalmente, perguntei-me que seria que estaria a causar tamanha inversão de marcha. Rapidamente descobri. Uns idiotas duns muçulmanos com mania que subvertem o sistema e que achavam que é matando uns quantos "law abiding citizens" do terrível "mundo capitalista" que o vão conseguir, tinham rebentado com vários comboios à entrada de madrid. As bolsas ainda não recuperaram do choque.
Como se tal não bastasse, há dias, os israelitas, achando que os desenvolvimentos em termos de política internacional estavam a estagnar, resolveram matar o "boss" do Hamas! Lógico, choveram ameaças de vingança, promessas de sangue inocente de gente do ocidente... enfim, o habitual nesse confronto israel-palestina (gosto mais quando lhe chamam israelo-árabe, põe os pontos nos i's... mete os muçulmanos no saco a que pertencem) que dura e dura e dura....
As quedas das bolsas acentuaram-se.
Impõe-se aqui uma série de perguntas:
- Bem sei que sempre foi assim e que é uma reacção habitual a este tipo de situações, mas porque será que as bolsas caem quando rebenta um comboio ou um carro? (11 de Setembro percebe-se) Se os investidores simplesmente vendessem as acções que possuíam para comprar outras de empresas de armamento poder-se-ia avistar um qualquer bocadinho de sensatez.... agora o que acontece é que as pessoas vendem as acções que têm com a intenção de resgatar o "cash" que tinham investido, como se fosse o início da 3ª Guerra Mundial e se antevisse a ruína económica!
- Dado que é um reflexo natural, como constatado acima, que as bolsas caiam quando há atentados terroristas, pergunto agora aos pseudo Bin Laden's que, agindo em defesa de um qualquer ponto de vista extremista que só eles percebem, tem a mania de rebentar e mandar abaixo comboios, prédios e afins: Os senhores defendem os vossos interesses, eu defendo os meus. AGORA, QUEM É QUE ME VAI PAGAR O DINHEIRO QUE PERDI, HEIN, SEUS FILHOS DA P*TA?!? UMA VALORIZAÇÃO DE 30% reduzida a 17%?!?!?
MAS O QUE É QUE TÊM NA CABEÇA? VOCÊS NUNCA MANDARAM NO MUNDO (portanto não têm nada que reclamar), NÃO MANDAM (portanto bolinha baixa) E NUNCA MANDARÃO (já sabem que nós, os ocidentais, temos brinquedos que vocês nem sonham... e se irritam a pessoa errada, nem se vão aperceber do que vos aconteceu)!
Dêem graças aos governantes pacientes e moderados que o "inimigo ocidental" tem. Porque se eu estivesse no lugar do Bush não andava à caça do Bin Laden nem tinha procurado o Saddam: tínha-vos reduzido a cinzas com umas quantas bombas de neutrões...

Vêem como são felizardos??