segunda-feira, março 29, 2004

Comédia à pressão

Gostava hoje de por o entusiasta leitor face a algo que muito me tem atormentado nos últimos anos - como é que os Malucos do Riso tem sucesso ?
Eu por diversas vezes tentem observar o referido programa sem ter conseguido esboçar o mais amarelo sorriso. A piada fácil é mais do que evidente, e a representação dos actores permite ao atento espectador antecipar o futuro acontecimento do "sketch" retirando-lhe toda a eventual piada. De salientar a presença inicial de Guilherme Leite esse magnata da comédia portuguesa. Este homem a par de Luís Aleluia lidera o top do humor barato para atrasados mentais. Luís Aleluia com as suas "Lições do Tonecas" provou como se consegue transformar um êxito de vendas num péssimo programa de televisão. Mais uma vez a piada fácil presente, e a representação barata a acentuar os altos indices de falta de inteligência. O que mais me transtorna é contudo a forma como se conseguiram reunir estes dois astros da TV num só programa. Sim estou-me a referir ao Portugal no Coração esse programa de serviço público destinado aos portuguesas residentes no estrangeiro, que já não lhes chega levarem com o Carlos Malato ainda têm de consumir os dois comediantes (designação que o senso comum lhes atribui, para mim não passam de dois fantoches) vestidos de mulheres a fazer uma representação barata, mais uma vez sem a ponta de piada.
Eliminemos o mais rapidamente possível estes dois supra-sumos da chacota da visão diária de milhões de pessoa, isso sim seria serviço público.