terça-feira, fevereiro 24, 2004

Anúncios televisivos

Sim, agora irei falar-vos doutra das coisas que me fascinam na TV portuguesa. Não, não é sobre a nova adaptação da TVI do clássico intemporal "Rex - O cão polícia", mas podia ser. Hoje vou falar sobre anúncios televisivos.
Um dos anúncios que mais me fascina é o dos detergentes da roupa, não devido ao produto, mas devido aos actores. Eu nunca pensaria que estar dentro das fibras de uma toalha manchada de café fosse tamanha emoção mas isso dever ser um problema meu. Outra coisa que me espanta nestes anúncios é a sua indecisão...passo a explicar... Já repararam que, desde os primeiros anúncios deste tipo, que a roupa fica sempre imaculadamente branca? Que o detergente tira todas as nódoas, protege a roupa, etc? Então porque razão seria preciso lançar para o mercado um novo modelo todos os meses? É uma questão que nos devemos colocar. Outra coisa que me marcou foi um anúncio específico em que um jovem aparecia em casa com uma camisola totalmente manchada, mancha das quais se destaca uma enorme poça de sangue. Agora pensemos seriamente...será o maior problema deste jovem a nódoa? Ou não será melhor retirar a bala do seu tórax?
Outros anúncios que me fascinam são os dos pensos higiénicos. Primeiro pela côr uniformizada do líquido, azul. Todos os que usam estes produtos e mesmo aqueles que não o fazem sabem bem para o que servem, não sendo necessário estarem a proteger as nossas sensibilidades. Outra coisa que me faz confusão é a quantidade de líquido utilizado nas demonstrações, assemelhando-se menos a uma menstruação e mais a uma mulher corpulenta com um jerrican ao ombro. Será que é preciso um penso reter 20 litros de líquido sem ficar húmido?
Estes são apenas alguns exemplos de anúncios estranhos, aos quais tentarei dar uma continuação nas crónicas seguintes.